quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Crítica do Livro- Maze Runner: Correr ou Morrer




Eaí galera! Faz alguns meses que eu comprei o Box Maze Runner. Estava louco para ler e fazer uma resenha para vocês, torcendo para a história ser boa. Então, eu li, analisei e agora vou dar a minha opinião:



"Maze Runner: Correr ou Morrer" é um livro de ação e aventura que conta a história de Thomas, que provavelmente tem 16 anos. O ponto de partida da trama se dá quando o garoto chega a um lugar misterioso onde vivem apenas meninos. O lugar nos é apresentado como Clareira e os garotos - que não se lembram de suas vidas fora de lá, assim como Thomas - são chamados de clareanos.

Ao decorrer da história você conhece todas as instalações da Clareira e o assustador Labirinto, lar dos verdugos, horrendas criaturas-máquinas. Também são apresentados outros garotos como Newt, Alby, Minho e Chuck, além do fato mais inusitado da Clareira: Teresa, a única garota.

Tudo isso é "jogado na cara" de Thomas a cada capítulo como revelações que desencadeiam outros problemas. Correr no labirinto é sua única esperança, e para chegar à revelação final de "Maze Runner: Correr ou Morrer", nosso herói passa por maus bocados nas mãos dos Criadores e nas garras dos Verdugos.




James Dashner fez um incrível trabalho em seu livro. A história é fluida e forte, a arte da capa e contracapa é linda e a diagramação é ótima.

A destreza e a motivação do personagem principal cativa qualquer leitor. Além de Tommy já somos íntimos, eu tive total empatia com outros personagens como Minho e Chuck. Mas, por outro lado, não conseguia ler um diálogo sequer com certo clareano (vocês devem saber quem é ¬¬) sem querer matá-lo, nem mesmo seu sacrifício pelos amigos me causou tristeza.

As palavras inventadas pelos garotos nos faz acreditar realmente que aquele é um novo mundo, não tive problema em identificar o significado de nenhuma delas. E o engraçado é que depois me peguei chamando alguém de trolho.

Assim como Thomas, minha sede de desvendar os mistérios da Clareira me fez devorar o livro. Mesmo achando que não tinha como o final não ser previsível, aquele epílogo me deixou totalmente desestruturado.

As piadas e frases debochadas eram os pontos altos da narrativa, mostrando que Dashner sabe colocar comédia no meio de drama. E o que falar da lápide do garoto cortado ao meio?




"Que esse meio-trolho sirva de advertência a todos: não se pode escapar pelo Fosso da Caixa"





Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato de que os garotos estavam despreocupados demais com quando – ou se conseguiriam – sair daquele lugar. E mesmo quando o espaço deles se torna um caos, nem todos parecem tão desesperados para sair.



NOTA

Em um breve resumo, Correr ou Morrer é um bom livro, a história é boa e os personagens são cativantes. Apesar de o final ser um pouco apressado, não enxergo muitos pontos negativos. Estou louco para ler o segundo livro da trilogia e postar uma crítica para vocês.

Um abraço, boa leitura e um FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário